PALAVRA DA SEMANA

1 set, 2014
deniojunior

As obras da Carne e o Fruto do Espírito

Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:16,23

INTRODUÇÃO: Nenhum trecho da bíblia apresenta um mais nítido contraste entre o modo de vida do crente cheio do Espírito e aquele que é controlado pela natureza humana pecaminosa do que 5.16-26. Paulo não somente examina a diferença geral do modo de vida desses dois tipos de crentes, ao enfatizar que o Espírito e a carne estão em conflito entre si, mas também inclui uma luta especifica tanto das obras da carne, como do fruto do Espírito.

I. OBRAS DA CARNE: É a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm, 8.6-13; Gl, 5.17,21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (5:21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual continua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14). As obras da carne (5.19-21) incluem:
• Prostituição: Imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui também gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21,25; ICo 5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição
• Impureza: Pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5)
• Lascívia: É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21).
• Idolatria: Adoração de espíritos, pessoas ou ídolos e também confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5)
• Feitiçarias: Espiritismo, magia negra, adoração de domínios, uso de drogas outros matérias na prática da feitiçaria (Ex 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23.
•Inimizades: Intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas
•Porfias: Brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3)
•Emulações: Ressentimento, inveja amarga do sucesso de outros (Rm 13.13; 1Co 3.3)
•Iras: Ira ou fúria explosiva que surge através de palavras e ações violentas (Cl 3.8)
•Pelejas: Ambição egoísta e cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17)
•Dissensões: Introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na palavra de Deus (Rm 16.17).
•Heresias: Grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19)
•Invejas: Antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.
•Homicídios: Matar o próximo por perversidade.
•Bebedices: Descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebidas embriagante
•Glutonarias: Diversões, festas com comida e bebida de modo exagerado e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.

As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, não tendo o privilégio de reinar com Cristo no milênio, não se qualificando como vencedor.
Quem vive na prática das obras da carne é porque não nasceu de novo, e se é que nasceu de novo, ainda não anda no Espírito, como Paulo exorta em Gl 5: 25 – “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Andar no Espírito significa literalmente “andar alinhado” com o Espírito Santo, fazendo a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável.
O fruto do Espírito é a essência do caráter de Cristo e da vida do Cristão
II. O FRUTO DO ESPIRITO: O fruto do Espírito inclui:
•Caridade: É o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
•Gozo: É a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo. (Sl 119;2; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8)
•Paz: A quietude do coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33); Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20)
•Longanimidade: Perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2;2 Tm 3.10; Hb 12:1).
•Benignidade: Não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3,12; 1Pe 2.3).
•Bondade: Zelo pela verdade e pela retidão; e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lv 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13)
•Fé: Lealdade constante e inabalável e alguém com que estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3, 1Tm 6.12:2; Tm 2.2; 47; Tt 2.10)
•Mansidão: Moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com equidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2 Tm 2.25; 1 Pe 3.15)
•Temperança: O controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).
O ensino final de Paulo sobre o fruto do espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode – e realmente deve- praticar essas virtudes continuamente: Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.

CONCLUSÃO: Em contraste com as obras da carne temos o modo de viver integro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente á medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjulgue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus.